title.gif
 Wanview 

 
  Objetivo:
    Implantar, conectado à estrutura de rede da CLIENTE, uma solução de monitoração de tráfego e de estado dos circuitos WAN desta rede. Esta solução incorpora equipamentos, software e serviços, todos a serem fornecidos integralmente pela TMP Consultoria.
 
  Facilidades Padrão:
  * Interface com o usuário feita integralmente através de navegadores WWW padrão (Netscape, Explorer ou outros), permitindo a utilização do sistema a partir de qualquer máquina na rede interna do cliente.
 
  * Acesso controlado por nome de usuário e senha, com níveis de acesso diferenciados para cada usuário.
 
  * Visualização resumida da situação de toda a rede WAN do cliente em uma única tela, através de gráfico dinâmico de nós e "links", onde os "links" mudam de cor de acordo com a variação do tráfego e o estado de cada circuito, e que através de seleção por "mouse" permitem a consulta das estatísticas detalhadas por circuito (vide itens a seguir). 
[Clique aqui para ver a tela inicial do Wanview - wanviewfront.jpg 327K]
 
  * Relatório gráfico de utilização, on-line, podendo ser consultado a qualquer momento e que mostrará gráficos de "taxa de utilização x horário" ao longo do dia, da semana, do mês e do ano correntes. Esses gráficos mostrarão a utilização média dos canais, os picos e vales de utilização. 
[Clique aqui para ver tela dos gráficos de utilização - trafego.jpg 200K]
 
  * Relatório textual de utilização, on-line, podendo ser consultado a qualquer momento e que listará a "taxa de utilização" de um dado período, por link da rede WAN; Clique aqui para saber mais sobre este relatório.
 
  * Relatório de disponibilidade, on-line, podendo ser consultado a qualquer momento e que listará todas as interrupções ocorridas num dado período, por link da rede WAN; Clique aqui para saber mais sobre este relatório.
 
  * Aviso por pager da alteração de estado de circuitos.
 
  * A monitoração será feita no ambiente da Cliente, sendo que todos os relatórios/gráficos estarão disponíveis on-line durante todo o tempo para acesso pela CLIENTE, sendo disponibilizados via WEB.
 
  Facilidades Opcionais:
  * Relatório de "top talkers", também on-line, detalhando a qualquer momento os "N" maiores utilizadores de cada canal ao longo do dia, da semana, do mês e do ano correntes. O valor de "N" será definido na implantação do sistema. Se for de interesse da CLIENTE, poderá ser implentado alarme na ocorrência de utilização acima de um patamar pré-estabelecido.
[Clique aqui para ver a tela do relatório Top Talkers - rstclass.jpg 60K]
    No exemplo da figura acima, observa-se que os hosts 13.228.75.200, 13.228.75.150 e 13.228.75.100 são responsáveis pela utilização de 76.1% da banda do canal analisado.
 
  * Relatório de protocolos, também on-line, detalhando a qualquer momento a utilização percentual de cada canal por protocolo (IP, UDP, TCP, ICMP, HTTP, NETBIOS, DNS e outros), ao longo do dia, da semana, do mês e do ano correntes. A lista de protocolos a ser considerada  será definida na implantação do sistema.
[Clique aqui para ver a tela do relatório de protocolos - rstclas2.jpg 64K]
    Neste exemplo, vemos que a 97.9% da utilização deste canal é relativa a protocolos TCP não cadastrados como protocolos "autorizados" ou "de trabalho".  Esta informação, em conjunto com o relatório Top Talkers, auxilia a auditoria da utilização da rede permitindo localizar qual usuário(s) está ocupando o canal em questão e que tipo de tráfego existe neste circuito.
 
  Pré-requisitos:
  * Acesso ao pessoal da CLIENTE para dirimir eventuais dúvidas concernentes à topologia da rede e da configuração dos roteadores.
 
  * Acesso a uma  "community read-only" configurada nos roteadores, para captura das informações monitoradas através de SNMP MIB II e, para as facilidades opcionais 1) e 2) acima, idem para RMON2. No caso do cliente não dispor de RMON2 em seus roteadores, a TMP desenvolveu uma "probe" específica que possibilita a captura das informações necessárias.
 
  * Infraestrutura na rede da CLIENTE para a conexão do equipamento de monitoração: 1 ponto de energia (110VAC, 200W) estabilizado e protegido por no-break, 1 ponto ethernet, ambiente refrigerado e com acesso controlado.
 

(c) 2001 TMP - Consultoria